quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comissão para a Cidadania da Cáritas Portuguesa



A União Europeia declarou o ano de 2013, como o Ano Europeu dos Cidadãos.

A Cáritas Portuguesa, associando-se à efeméride, optou pela constituição de uma Comissão, de forma a dar às questões da Cidadania, um espaço próprio de reflexão.

Vivemos tempos particularmente difíceis que nos interpelam e desafiam.

A todos, são exigidos compromissos e responsabilidades, perante uma sociedade que corre riscos de coesão e solidariedade.

Aos cristãos, pede-se consciência perante os problemas e capacidade para uma ação pessoal e organizada, que dê resposta ao sofrimento, à exclusão, à pobreza, à solidão.
Não nos podemos alhear da realidade, já que “a fé implica testemunho e empenho público”. O que fazemos, fazemos em nome de Cristo, em nome do amor, com um “coração que vê”. Viver a Fé, é agir na Fé.

Todo o cristão é cidadão. Cidadão na Igreja e cidadão no mundo. A sua cidadania é acrescida, porque portadora de esperança, de compromisso, de amor ao próximo, de alegria e de sentido do bem comum.

A Comissão para a Cidadania da Cáritas Portuguesa, animada por este espírito, quer contribuir para a renovação e reforço da Ação Social da Igreja. Deseja estimular o envolvimento de todos e cada um, na construção de uma sociedade mais justa, de rosto humano e condições de vida dignas. Quer contribuir para o diálogo com os outros concidadãos, em busca de compromissos voltados para o futuro e para a transformação do mundo em que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário